quarta-feira, 1 de abril de 2015

Homenagem a Era de Ouro da Música Italiana

Rick Jones Anderson – Uma Lacrima Sul Viso

(por Rick Jones Anderson)



Nos Anos 60, um Movimento parecido com a Jovem Guarda no Brasil, invadiu a Itália, popularizando e tornando mundialmente conhecidos vários cantores da Música Romântica e Pop daquele País. 
Este “Momento” ficou conhecido como a “Era de Ouro da Música Italiana”...

Cantores como Domenico Modugno (o Mr.Volare), Claudio Villa (Non Pensare a Me), Gino Paoli (Sapore de Sale), Rita Pavoni (Datemi um Martello) e Nico Fidenco (A Casa D’Irene), invadiram as paradas de Sucesso do Mundo Todo, inclusive no Brasil, onde   destaco a Grande Participação de Ornella Vanoni (Senza Fine) que gravou um Maravilhoso Álbum com os Mestres Toquinho e Vinícius de Moraes, Peppino Di Capri (Champagne,Roberta) que fez uma Linda Gravação de “Outra Vez” (Clássico de Isolda, eternizado por Roberto Carlos) e sobretudo Sergio Endrigo, que graças a sua

 composição “Canzone per te” (Vencedora do Festival de San Remo em 1968), fez com que o Nosso “Rei” Roberto, tenha feito parte deste belo momento da Música Italiana.
Destaco ainda, entre tantos, John Foster (Amore Scusami), Jimmy Fontana (Il Mundo), Pino Donaggio (Come Sinfonia) e Luigi Tenco ,que teve uma carreira muita curta (1959-1967), devido a sua Morte Prematura. 
Gostaria de citar,que além dos Festivais, os Filmes foram de Suma Importância para a Consagração deste Movimento, já que grandes “Clássicos” desta Época, vieram da “Telona”, como “Anônimo
Veneziano” (Tony Renis) Dio,Come Ti Amo” (Gigliola Cinquetti), “Se Non Avesse Piu Te” (Gianni Morandi), “More” (de “Mundo Cão”) e a Linda “Al Di La”, interpretada por Emílio Pericolli, do Filme “O Candelabro Italiano”.
Os “Westerns Spaguetti”, também entraram nas paradas com “Se tu non fossi bella come sei” de “O Dolar Furado”, com Fred Bongusto, “Django” de 1966com Roberto Fia e as Trilhas de Ennio Morricone (que gravou um belo LP com nosso Chico Buarque de Holanda).

A Minha Homenagem a este Grande Momento da Música Popular Italiana, é um Vídeo Clipe que criei com alguns dos maiores artistas da época, mostrando em 4 fotos de cada um, Nascimento, Obra e como estão (se vivos) ou a data que nos deixaram...

Na Gravação, bem Artesanal, Eu, Rick Jones Anderson, faço uma modesta interpretação de “Uma Lágrima Sul Viso” de Bobby Solo e Mogol, feita para o festival de Sanremo 1964 e que também fez muito sucesso na magistral interpretação do nosso Jerry Adriani. 
Obs. Não tenho muita afinidade com o sotaque Italiano... Fiz apenas o que pude, portanto me perdoem os mais Aficionados... :D”...

(Rick Jones Anderson)

Áudio,Video,Tradução Livre e Edição de Imagens :
Rick Jones Anderson

Download Mp3 : 

Link do Vídeo: 
http://youtu.be/Gq_UF3p8QW0?list=UURnn9hKt-MyHdiws3Drvy2g 





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Grato pela Participação!